corticoides:
usados no tratamento de várias doenças, como artrite, asma, alergias etc., os corticoides são medicamentos anti-inflamatórios potentes que podem ser utilizados na forma oral, nasal ou em colírios. Segundo um estudo realizado pela Universidade de British Columbia (Canadá), o uso desses medicamentos pode aumentar em 15% o risco de desenvolver catarata.

remédios para acne:
de acordo com o estudo da FDA, Agência Reguladora de Medicamentos dos EUA, a isotretinoia, princípio ativo do medicamento mais utilizado no tratamento da acne severa, pode antecipar a catarata. Isso ocorre porque essa substância aumenta a absorção da radiação ultravioleta (UV) pelo cristalino.

colírios:
diferente do que muita gente pensa, os colírios não são inofensivos. Se unitizados de forma irregular, podem acarretar problemas oculares graves, como a catarata. Colírios anti-inflamatórios hormonais (com corticoide), se usados por tempo prolongado, podem causar catarata.

antidepressivos:
segundo estudos das Universidades da British Columbia, Vancouver Coastal Health Research Institute e Universidade McGill, o uso de antidepressivos tem rela- ção com o aumento do risco de desenvolver catarata. Os pacientes que utilizaram inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) – usados no tratamento de depressão, transtornos de ansiedade e personalidade – apresentaram 15% mais tendência de manifestar a doença. Isso ocorre porque os antidepressivos aumentam a quantidade de serotonina no cérebro, e a lente dos olhos tem receptores de serotonina – o que poderia deixar os olhos mais opacos e levar à catarata.

betabloqueadores:
a utilização de betabloqueadores para controlar a hipertensão arterial aumenta a predisposição à depressão, por isso, é muito comum o uso simultâneo de remédios para combater cada uma das doenças. Porém, essa combinação aumenta em 45% o risco de catarata, uma vez que os betabloqueadores representam predisposição de 30% de opacificação do cristalino.


Medicamentos que podem induzir o aparecimento de outras doenças oculares Além da catarata, outras doenças oculares podem ser contraídas pelo uso de alguns medicamentos. Confira a tabela e veja quais são eles e os riscos que oferecem a sua visão!


fonte: http://www.cbo.com.br/novo/geral/pdf/revista-03.pdf

Open chat
1
Olá, como podemos lhe ajudar?