• Protegendo os olhos para evitar traumas oculares;

• Procurando não fazer movimentos bruscos com a cabeça, como em esportes radicais;

• Controlando sempre a taxa de glicose, se for diabético;

• Consultando regularmente um oftalmologista, se tiver o mesmo perfil das pessoas que têm fatores de risco.

“O descolamento de retina é uma doença grave e compromete a visão. O tratamento é essencialmente cirúrgico, e é muito importante que seja feito o mais rápido possível, aumentando as chances de a visão voltar ao normal.”

DIAGNÓSTICO
O especialista, geralmente, analisa a parte interna do olho com oftalmoscópio ou ultrassom. Se o paciente for portador de miopia, os exames de rotina são muito importantes para a detecção precoce de possíveis buracos na retina.

TRATAMENTO DO DESCOLAMENTO DE RETINA
Laser ou cirurgia, estas são duas opções de tratamento para descolamento de retina.

• Laser: tratamento ideal nos casos em que o descolamento ainda não é um fato, mas existem lesões na retina que poderão levar a este diagnóstico (como pequenos rasgos, degenerações ou roturas na retina). O laser impede que o líquido passe através do pequeno rasgo e descole a retina.

• Vitrectomia: nos casos em que a retina já se descolou o tratamento é cirúrgico. Existem dois tipos de cirurgia de retina: • Retinopexia com introflexão escleral: técnica mais simples e mais antiga, indicada para casos menos graves e iniciais do descolamento de retina;

• Vitrectomia via pars plana: principal cirurgia de retina, em que o cirurgião pode optar por injetar um gás (C3F8) ou uma camada de óleo de silicone dentro do olho para manter a retina colada e evitar que ela se solte no pós-operatório. O gás é absorvido com o tempo, mas o óleo exige uma segunda cirurgia para retirada.

Importante!
O descolamento de retina é uma doença grave e compromete a visão. O tratamento é essencialmente cirúrgico, e é muito importante que seja feito o mais rápido possível, aumentando as chances de a visão voltar ao normal. Mas um estudo detalhado em cada caso, com um oftalmologista, é imprescindível para tirar dúvidas e, principalmente, obter completo entendimento dos benefícios e riscos dessas intervenções.

fonte: http://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_09_leitura.pdf

Open chat
1
Olá, como podemos lhe ajudar?