Embora a visão seja um sentido primordial para as atividades do dia a dia, no Brasil, não é comum o hábito de cuidar da saúde ocular. Uma pesquisa realizada pelo Ibope no país, com aproximadamente duas mil pessoas, mostra que um terço da população acima de 16 anos nunca foi ao oftalmologista!

Um dos pontos preocupantes dessa pesquisa é a falta de conhecimento relativo a doenças que causam cegueira, como glaucoma. Dentre os pontos do resultado, das 64% pessoas entrevistadas, 18% foram ao especialista uma vez.

Buscar informações sobre a saúde é uma questão de prevenção. Ainda sobre os resultados da referida pesquisa, a falta de conhecimento sobre o glaucoma não é só entre os idosos, mas também os jovens; um terço dos entrevistados com mais de 40 anos não sabe nada sobre o tema. Cerca de 48% das pessoas que ouviram falar da doença desconhecem completamente ou são incapazes de distinguir corretamente os principais fatores de risco. Mesmo as pessoas mais informadas mostraram pouco conhecimento.

Fatores mais desconhecidos com o percentual de pessoas desinformadas:

Ter idade acima de 40 anos (82%)
Ter familiares com glaucoma (53%)
Ser negro (98%)
Ter pressão alta do olho (17%)

fonte: http://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_05online.pdf

Open chat
1
Olá, como podemos lhe ajudar?