» Ler em ambientes escuros: força a concentração e “cansa” o sistema de foco dos olhos, gerando ardência, lacrimejamento, dor de cabeça, oscilação da visão e olhos vermelhos.

»  Dormir com as lentes de contato: as lentes aumentam as chances de acúmulo de bactérias, que podem proliferar mais durante a noite. É preciso retirá-las para limpeza e descanso da córnea.

» Usar colírio sem prescrição médica: alguns produtos têm substâncias que produzem efeitos colaterais, como: aumento da pressão e diminuição da proteção bacteriana dos olhos, facilitando o desenvolvimento de conjuntivites.

»  Usar óculos sem controle de qualidade: vendidos em farmácia, camelôs ou lojas não especializadas aumenta os riscos de erros na fabricação das lentes e das arma- ções. Em geral, não recebem a proteção contra os raios ultravioleta.

»  Ler em movimento: altera a orientação espacial do labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio. Quem lê no trânsito pode sentir tontura e enjoo.

»  Não retirar a maquiagem de maneira correta: os produtos podem se acumular na extremidade das pálpebras, obstruindo os orifícios de liberação das lágrimas. Isso provoca o ressecamento dos olhos e facilita a formação do terçol.

» Mexer nos olhos sem lavar as mãos: passar a mão nas regiões dos olhos em situações corriqueiras, logo após manusear dinheiro ou tocar em corrimãos provoca um aumento da flora bacteriana presente nos olhos e pode inflamar.

»  Tomar banho com lentes de contato: impurezas e bactérias da água podem contaminar as lentes e ficar armazenadas nos olhos, o que pode provocar irritações e inflamações.

»  Não corrigir o grau dos óculos com frequência: usar lentes que não corrijam o grau de dificuldade de visão corretamente piora a visão em longo prazo. É preciso verificar o grau da lente pelo menos uma vez por ano.

»  Ver TV de perto: nenhum estudo científico conseguiu comprovar que este hábito prejudica a saúde dos olhos, mas ficar por muito tempo próximo da TV provoca cansaço na vista.

fonte: http://www.cbo.net.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_05online.pdf

Open chat
1
Olá, como podemos lhe ajudar?